ORIGEM DO DIA DO TRABALHO.
A MAIORIA DOS PAISES INDUSTRIALIZADOS,O 1º DE MAIO É COMEMORADO DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, A DATA É UMA HOMENAGEN A OITO LIDERES TRABALISTAS QUE MORRERAM ENFORCADOS. NO BRASIL A DATA É COMEMORADA DESDE 1895 E VIROU FERIADO NACIONAL EM SETEMBRO DE 1925 POR UM DECRETO DO PRESIDENTE ARTHUR BERNARDES
No Brasil:
As comemorações também estão relacionados a luta pela redução da jornada do trabalho, a primeira celebração ocorreu em Santos de 1895.
Getúlio Vargas e o trabalho
Ele que governou o Brasil como chefe revolucionário e ditador por 15 anos e como presidente eleito por mais quatro. O 1º de maio ganhou status de "dia oficial" do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário